Não se “TERCEIRIZA” a Amamentação

A amamentação é a continuidade da conexão da mãe e bebê fora do ambiente uterino. Os nove meses que foram vitais para o seu desenvolvimento físico se estende agora para 36 meses de desenvolvimento do seu emocional que determinará todo o seu futuro.

O ato de amamentar, metaforicamente, são 10% de nutrição e 90% de vínculo emocional. Nele, o bebê tem o primeiro contato com a ideia de que todas as suas necessidades físicas e emocionais serão superidas por este ser maravilhoso que é a sua mãe, que com grande generosidade e amor incondicional, se doa para que este vínculo seja a melhor e inesquecível experiência de um bebê nos seus primeiros de vida.

“Amamentar é natural, mas não é instintivo. A mãe precisa de suporte, precisa de informação, precisa de uma rede de apoio para que esse processo dê certo.”

— Dr. Moises Chencinski ( Pediatra )

O segundo importante contato é o seu pai. Ele também é importante para estabelecer um vínculo afetivo importante para o seu desenvolvimento emocional, mas o seu papel principal na amamentação é o de apoio e auxílio para a mãe. Trazer uma água, fazer uma boa massagem nas costas e pés, ajudar com uma refeição dela, com os outros filhos, ficar com o bebê para que a mãe tenha algum tempo para um banho demorado ou cuidar de si mesma e a ajudar nas noites em claro do bebê, nem que seja ficar ao lado dela enquanto ela amamenta. Perceba que tudo tem a mãe como o “centro”, a amamentação dele única e exclusivamente dela, assim como o seu bebê. Totalmente dependente da sua disponibilidade para amamentar.

– A família e sociedade são o terceiro contato afetivo do bebê. Da mesma forma do papel do pai, encoraja, apoia e auxilia a mãe em tudo que ela necessita. Quanto maior for essa rede de APOIO, mais ela se sentirá segura e tranquila com o ato de amamentar. Todo o stress, impaciência e exaustão deste ato podem ser reduzidos se essa rede empoderada, deixar ela ser protagonista da sua amamentação e elogia-la constamente por isso. Aceitar e respeitar principalmente a sua ESCOLHA de amamentar o seu bebê o tempo que ela desejar. Tudo se torna mais leve assim.

– Por último, em mãe empoderada, informada e com muito conhecimento adquirido, estará pronta para enfrentar essa jornada fundamental dos primeiros anos do seu bebê de forma segura e equilibrada. A conta da maternidade é sempre inversa “se perde” 3 anos para ganhar “30 anos” de uma vida feliz emocionalmente do seu bebê. Isso não tem preço.

Hoje, como mãe veterana de dois lindos filhos adultos equilibrados e saudáveis, olho para trás e vejo que toda a minha dedicação, renúncia e consciência do meu papel único da vida deles, através da amamentação até os três anos (e alguns meses a mais) foi determinante para a vida incrível que eles desfrutam hoje.

Todo o meu amor, empatia e carinho para as mães que por motivos adversos (e eu acredito que muitos deles, contra a sua vontade) não puderam amamentar seus bebês. Vocês são e sempre serão a figura de maior amor do mundo para o seu filhos, sempre!

Continuamos aqui nesse trabalho cheio de amor e carinho para orientar e apoiar vocês sempre, sejam quais forem as suas escolhas, mas no fundo, tudo o que fazemos e pensamos é pensando no bebê. Todos os dias, damos voz a eles, mesmo que indiretamente. Sou grata por tantas histórias de superação que vejo aqui no grupo do Facebook, vocês são todas muito maravilhosas!

Artigo Anterior
Próximo Artigo

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Mais Vistos

minha história

Simone De Carvalho

Mãe e pioneira no desenvolvimento feminino, Simone de Carvalho é Escritora e Palestrante com foco na infância. Ela é a fundadora do conceito Empoderamento Materno, uma ferramenta poderosa para a capacitação e transformação de mulheres.

siga nossas redes

Livro Infantil sobre Amamentação!

Artigos em Destaque

Notícias e artigos

Receba nosso conteúdo!!

Inscrição realizada com sucesso! Erro na inscrição, tente novamente.

Siga nosso canal no YouTube

Categorias

Instagram

Edit Template

Empoderamento Materno: A Conquista da Leveza na Maternidade.

construaseusite.site © 2025. Todos os direitos reservados.